A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e é a causa mais comum de demência em pessoas idosas, representando 50-80% dos casos. Apresenta manifestação clínica lenta, porém progressiva, com perda de função cognitiva como memória, raciocínio lógico, linguagem, atenção e habilidade visual e espacial.
Estima-se que no Brasil meio milhão de idosos tenham a Doença de Alzheimer, que pode ser causada por fatores ambientais ou hereditários, ou seja, transmitidos de geração pra geração dentro das famílias. O Painel para Doença de Alzheimer avalia mutações nos genes APOE, APOC1, GAB2 e LTA, todas relacionadas a predisposição genética do paciente desenvolver a doença.
ATENÇÃO: KIT E FRETE NÃO INCLUSOS.
O resultado não diz que o paciente irá desenvolver a doença, apenas indica a probabilidade de ocorrência. Um paciente com resultado positivo deverá procurar um profissional especializado para acompanhamento e tratamento. Outras mutações nos genes avaliados não estão excluídas por este exame.
Atenção: este exame só pode ser realizado se coletado no tubo próprio.
O kit de coleta é individual e possui todas as instruções para a coleta da amostra.
São necessários apenas 2 tubos de saliva para realização do exame. A saliva pode ser colhida a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Este método é seguro e indolor e permite maior flexibilidade de coleta para os pacientes.