Estima-se que 458.503 mil mulheres morreram de câncer de mama no ano de 2008 em todo o mundo e que 12% das mulheres têm chance de desenvolver Câncer de Mama em algum momento da sua vida.

O Câncer de Mama é o segundo tipo de câncer mais frequente na população mundial e o mais comum nas mulheres, correspondendo a 25% de novos casos por ano. Esta não é uma doença exclusiva das mulheres, a ocorrência em homens corresponde a 1% de todos os casos.

Sabe-se que cerca de 10% dos tipos de Câncer de Mama são hereditários, ou seja, podem ser transmitidos de geração para geração dentro da família. Dessa forma o exame genético para identificação das mutações se torna um aliado na prevenção do Câncer de Mama, pois permite identificar a probabilidade de desenvolver a doença antes mesmo que apareça o primeiro sintoma.O Painel para Câncer de Mama consiste em detectar mutações presentes nos genes BRCA1, BRCA2, TP53, ATM, CHEK2 e MTHFR para avaliar a predisposição do paciente a desenvolver a doença.

ATENÇÃO: KIT E FRETE NÃO INCLUSOS.

Outras informações

Importante saber

O resultado não diz que o paciente irá desenvolver a doença, apenas indica a probabilidade de ocorrência. Um paciente com resultado positivo deverá procurar um profissional especializado para acompanhamento e tratamento. Outras mutações nos genes avaliados não estão excluídas por este exame.

Como coletar

Atenção: este exame só pode ser realizado se coletado no tubo próprio.

O kit de coleta é individual e possui todas as instruções para a coleta da amostra.

São necessários apenas 2 tubos de saliva para realização do exame. A saliva pode ser colhida a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Este método é seguro e indolor e permite maior flexibilidade de coleta para os pacientes.

  • Não é permitido o uso de cigarro por 1 hora antes da coleta;
  • Não usar batom na hora da coleta;
  • Por um período de 2 horas antes da coleta não é permitido qualquer tipo de alimentação ou bebida (com exceção de água);
  • A coleta não é recomendável em casos de lesões orais com sangramento ativo ou potencial;
  • Evitar escovar os dentes pelo menos 2 (duas) horas antes da coleta para evitar sangramento gengival;
  • Esfregar intensamente as bochechas contra os dentes durante 30 segundos antes da coleta;
  • Introduzir a saliva diretamente no tubo (colher acima da metade do tubo);
  • O tubo deverá ser encaminhado ao laboratório sem refrigeração preferencialmente no mesmo dia da coleta ou no máximo no dia seguinte. Em casos onde o transporte não será efetuado no mesmo dia, aconselha-se refrigeração da amostra entre 2 a 8 ºC (porta da geladeira) até o dia da postagem.

 

x