A Hemocromatose Hereditária atinge 1 a cada 200 pessoas e causa uma absorção excessiva de ferro durante a alimentação. Quando os depósitos de ferro no organismo estão adequados, a absorção do ferro pelo intestino diminui para evitar o seu acúmulo. Na Hemocromatose o mecanismo regulador da absorção está alterado, e o organismo continua a absorver o ferro que pode acumular-se no fígado, coração e pâncreas causando cirrose, insuficiência cardíaca e diabetes.
Hemocromatose tem sua origem relacionada ao gene HFE (hemochromatosis) e pessoas portadoras de mutações nesse gene têm maior probabilidade de desenvolver a doença.
Nesse painel são avaliadas três mutações relacionadas ao surgimento da Hemocromatose Hereditária.
ATENÇÃO: KIT E FRETE NÃO INCLUSOS.
O resultado não diz que o paciente irá desenvolver a doença, apenas indica a probabilidade de ocorrência. Um paciente com resultado positivo deverá procurar um profissional especializado para acompanhamento e tratamento. Outras mutações nos genes avaliados não estão excluídas por este exame.
Atenção: este exame só pode ser realizado se coletado no tubo próprio.
O kit de coleta é individual e possui todas as instruções para a coleta da amostra.
São necessários apenas 2 tubos de saliva para realização do exame. A saliva pode ser colhida a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Este método é seguro e indolor e permite maior flexibilidade de coleta para os pacientes.