Trombofilia é uma predisposição a trombose, que pode ser causada por fatores hereditários ou adquiridos. Pessoas que possuem trombofilia hereditária apresentam risco aumentado de ter algum quadro trombótico, geralmente antes dos 45 anos de idade. A trombofilia hereditária está relacionada com até 37% dos casos de Trombose Venosa Profunda (TVP).

Para identificação desta condição são avaliadas mutações em genes relacionados a fatores de coagulação como: MTHFR, Fator V de Leiden e Protrombina. Pessoas que possuem as mutações nos genes apresentam risco aumentado de sofrer tromboembolismo durante uma cirurgia ou o uso de algum medicamento, como anticoncepcionais.

ATENÇÃO: KIT E FRETE NÃO INCLUSOS.

Outras informações

Importante saber

O resultado não diz que o paciente irá desenvolver a doença, apenas indica a probabilidade de ocorrência. Um paciente com resultado positivo deverá procurar um profissional especializado para acompanhamento e tratamento preventivo. Outras mutações nos genes avaliados não estão excluídas por este exame.

Como coletar

Atenção: este exame só pode ser realizado se coletado no tubo próprio.

O kit de coleta é individual e possui todas as instruções para a coleta da amostra.

São necessários apenas 2 tubos de saliva para realização do exame. A saliva pode ser colhida a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Este método é seguro e indolor e permite maior flexibilidade de coleta para os pacientes.

  • Não é permitido o uso de cigarro por 1 hora antes da coleta;
  • Não usar batom na hora da coleta;
  • Por um período de 2 horas antes da coleta não é permitido qualquer tipo de alimentação ou bebida (com exceção de água);
  • A coleta não é recomendável em casos de lesões orais com sangramento ativo ou potencial;
  • Evitar escovar os dentes pelo menos 2 (duas) horas antes da coleta para evitar sangramento gengival;
  • Esfregar intensamente as bochechas contra os dentes durante 30 segundos antes da coleta;
  • Introduzir a saliva diretamente no tubo (colher acima da metade do tubo);
  • O tubo deverá ser encaminhado ao laboratório sem refrigeração preferencialmente no mesmo dia da coleta ou no máximo no dia seguinte. Em casos onde o transporte não será efetuado no mesmo dia, aconselha-se refrigeração da amostra entre 2 a 8 ºC (porta da geladeira) até o dia da postagem.
x