QUEM SOMOS

Em 1993, na cidade de Juiz de Fora – MG, no bairro Mariano Procópio, nasce o Laboratório Lemos, fora do centro da cidade. Dois conceituados profissionais resolvem se unir e fundar em Juiz de Fora um Laboratório de Análises Clínicas que proporcionasse o bem estar do paciente acima de tudo. De um lado Lúcio Lemos, na época com 20 anos de experiência em Análises Clínicas, e do outro Aníbal Lemos, na época acadêmico em Medicina Veterinária, Técnico de Laboratório e bolsista de iniciação científica na Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Assim fundaram o Lemos Laboratório, hoje referência em exames laboratoriais clássicos na cidade de Juiz de Fora e em exames especiais em todo o país.

Atualmente o laboratório possui 15 unidades na cidade e conta com uma equipe técnica multidisciplinar, composta por profissionais qualificados e renomados, Biólogos, Biomédicos, Farmacêuticos- Bioquímicos, com Doutorado, Mestrado, Residência e Pós Graduação, que juntos compõem um grupo de trabalho com visões diversificadas e que se complementam, trazendo a máxima eficiência aos resultados.

Ao longo dos anos, o Lemos Laboratório vem trazendo o que há de mais moderno e atual em exames. Não só para os Exames Laboratoriais Clássicos, mas para exames especiais como os de Biologia Molecular (Nutrigenético, Alzheimer , Câncer de mama, Câncer de próstata, Hemocromatose, Risco Cardíaco, Trombofilia), Dosagens Hormonais Salivares, Intolerância Alimentar (Hipersensibilidade a Alimentos mediada por IgG 1, 2, 3 e 4), Mineralograma e Coprologia Especial.

Diversos pesquisadores de Universidades e empresas particulares utilizam os serviços do Lemos Laboratório nas dosagens biológicas de diversas pesquisas e trabalhos científicos, o que mostra a transparência, a eficiência e a credibilidade de nosso trabalho.

SOBRE OS FUNDADORES

Um dos fundadores do Lemos Laboratório é o atual responsável técnico Lúcio Lemos. Biólogo Especialista em Análises Clínicas, Mestre em Medicina Veterinária (Área Parasitologia), pós graduado em Análises Clínicas, além de professor em diversos cursos de Pós Graduação. Na fundação do laboratório já possuía vasta experiência em Análises Clínicas. Atualmente ministra cursos e seminários promovidos pelo laboratório em todo país sobre Dosagens Hormonais Salivares e Intolerância Alimentar (Hipersensibilidade a Alimentos mediada por IgG 1, 2, 3 e 4).
O atual responsável técnico, Lúcio Lemos, formado no Estado do Rio de Janeiro, decidiu desde o primeiro momento dedicar-se exclusivamente ao laboratório, abandonando as demais atividades de trabalho em órgãos públicos e privados.

Esta atitude, seguida pelos sócios do LEMOS, foi crucial para o crescimento da empresa. O tempo de experiência em laboratórios de Postos de Saúde, Laboratórios e Hospitais, foi otimizado pela experiência adquirida no Curso de Mestrado da UFRRJ, onde Lúcio Lemos deteve conhecimentos que, aplicados a rotina do laboratório, trouxeram uma nova visão de pesquisa aplicada ao trabalho de bancada. Aliado a isto, a busca contínua de informações em cursos e congressos, fizeram do Lemos Laboratórios uma empresa de alto padrão de qualidade na cidade.
O outro fundador é Aníbal Lemos, o atual diretor Comercial do Lemos Laboratório, formado em Administração de Empresas e em Marketing. Frequentou diversos cursos na Área Administrativa.

PIONEIRISMO

O Lemos Laboratório foi um dos primeiros laboratórios de Juiz de Fora e da Zona da Mata a implantar o Sistema de Controle de Qualidade Interno e Externo auditado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC).

Pensando no melhor para o cliente, foi o primeiro laboratório de Juiz de Fora a abrir também aos sábados. Além do horário diferenciado, a partir das 07h da manhã e durante o almoço.

O primeiro a possuir máquinas de alta tecnologia internacional, bem como toda a metodologia utilizada. E o primeiro a dosar exames hormonais dentro do próprio laboratório.

O primeiro na descentralização dos atendimentos, estendendo a diversas regiões da cidade através das unidades de atendimento.

EXCLUSIVIDADE

O Lemos Laboratório incrementou o antigo exame Coprológico Funcional, que consistia em avaliar doenças do aparelho gastrointestinal através da análise das fezes, e criou o exame Copromax Lemos. Exame completo que auxilia no diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais (DII), de maneira não invasiva, como também traz análise do trânsito intestinal, estado da parede intestinal, desvios de flora, disfunções secretoras das glândulas e quimismo de vários sucos digestivos. Único no país a realizar este modelo de perfil, eficaz para analisar problemas de trato gastrointestinal.

DIFERENCIAL

Na busca contínua pela excelência no atendimento, prezando sempre pelo diagnóstico correto e de prestar um serviço de qualidade e completo, o Lemos Laboratório proporciona uma consultoria especializada sobre os resultados dos exames. Um especialista está sempre disponível para discussão dos resultados de exames com o solicitante.

QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES

Pensando sempre na qualidade dos serviços prestados, o Lemos Laboratório foi o primeiro laboratório setorizado de Juiz de Fora e da Zona da Mata e um dos primeiros da cidade a ter Controle de Qualidade de acordo com o Manual de Boas Práticas em Laboratórios Clínicos.
A BPLC (Boas Práticas em Laboratórios Clínicos), tem o propósito de conscientizar os Laboratórios Clínicos a investirem na qualidade e na atualização dos processos.

O Controle da Qualidade é dividido em Controle Interno e Externo de Qualidade. O Controle Externo consiste em amostras externas, enviadas ao laboratório para análise de todos os exames laboratoriais realizados dentro do Laboratório, que depois de realizadas, os resultados das mesmas são encaminhados para a Controllab, empresa contratada e especializada em Controle de Qualidade, que avalia o processo.

O Setor de Qualidade é um dos mais importantes do Lemos Laboratório. Ele é responsável por garantir a exatidão e precisão dos resultados dos exames através de testes e análises criteriosas seguindo as Regras de Westgard, importante regra estatística para análises laboratoriais (Controle Interno de Qualidade).

Em 2006 o Lemos Laboratório passou por um processo de implantação da Certificação de Acreditação realizado pelo DICQ (Sistema Nacional de Acreditação de Laboratórios). E em 2007, concluiu a certificação.

A Acreditação, cujos requisitos estão embasados em Normas Nacionais e Internacionais (ISO) e em Resoluções de Regulamentações da ANVISA/MS, utiliza as Normas ABNT NBR NM ISO 15189- Laboratório de Análises Clínicas- Requisitos especiais de qualidade e competência, RDC 302, Regulamento Técnico para Funcionamento de Laboratórios Clínicos (13 de outubro de 2005), NR 32, Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, RDC 306, Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (07 de dezembro de 2004) e outros, consiste em inspecionar, através de auditorias anuais, todo o processo de qualidade do laboratório, garantindo assim a qualidade dos serviços prestados.
No Brasil, menos de 2,5% dos 16.000 laboratórios existentes possuem esse certificado.

E desde 2017, o Lemos Laboratório passou a participar do Sistema Internacional Cambridge Nutritional Sciences (CNS) da Inglaterra para controle de qualidade dos exames de Intolerância Alimentar (Hipersensibilidade a Alimentos mediada por IgG 1, 2, 3 e 4), garantindo ainda mais a qualidade deste exame.

No laboratório tudo é registrado dentro do Sistema de Gestão da Qualidade, obtendo rastreabilidade de todos os processos executados.

Para garantir a eficácia de todo o processo, o Lemos conta com um sistema de Gestão dos Treinamentos, onde todos os funcionários são treinados continuamente. Além de contar com um Comitê de Qualidade onde os colaboradores participam ativamente das discussões de ações preventivas e de melhoria.

MISSÃO

Nossa missão é oferecer à população um serviço de Análises Clínicas de alta qualidade e confiabilidade, priorizando a clareza e o máximo de detalhamento técnico possível nos laudos, disponibilizando aos médicos e pacientes, tudo o que a ciência da saúde atualizada pode proporcionar para atingir a prevenção ou tratamento mais adequado e específico.

VISÃO

Ser reconhecido, como laboratório Inovador com excelência e qualidade em exames que realmente sejam efetivos na prevenção, tratamento e monitoramento de nossos pacientes.

VALORES

  • Ética
  • Excelência no atendimento
  • Qualidade
  • Respeito e Transparência
  • Inovação
  • Trabalho em Equipe
  • Segurança
  • Sustentabilidade

LINHA DO TEMPO

1993 – Inaugurado o Laboratório no bairro Mariano Procópio em Juiz de Fora-MG.

1994 – A segunda unidade é inaugurada no prédio Alber Ganimi, centro empresarial referência em Juiz de Fora.

1995 – O Lemos Laboratório é um dos primeiros a implantar Controle de Qualidade de acordo com o Manual de Boas Práticas em Laboratórios Clínicos.

2001 – Duas novas unidades são abertas, uma no bairro São Mateus e outra no bairro Santa Luzia.

2002 – Para atender a região central, são abertas mais duas unidades no Centro da cidade, uma na rua Santo Antônio e outra na Galeria PIO X.

2003 – Pensando nos moradores da Zona Norte, a unidade do bairro Fábrica é inaugurada.

2004 – Uma unidade voltada exclusivamente para o Setor Técnico é instalada na cidade, em São Mateus.

2005 – Mais uma unidade na Zona Norte, no bairro Benfica, é aberta para atender a população dessa região.

2007 – O Lemos Laboratório se torna o primeiro da região a ter Certificação de Acreditação concedido pelo DICQ.

2009 – Mais uma unidade na Zona Sul, no bairro Cascatinha, é aberta para atender a população dessa região.

2010 – A população da região Nordeste de Juiz de Fora é contemplada com uma unidade no bairro Grama.

2011 – Três novas unidades são inauguradas: São Pedro, Vitorino Braga e Av. Sete de Setembro/Centro.

2012 – Os exames especiais entram no portfólio do laboratório: Dosagens Hormonais Salivares, Iodo, Intolerância Alimentar (Hipersensibilidade a Alimentos mediada por IgG 1, 2, 3 e 4).

2013 – Mais uma unidade na Zona Norte é inaugurada, dessa vez no bairro Francisco Bernardino.

2015 – A Unidade do bairro Santa Terezinha é inaugurada. Surgem outros exames especiais :Biologia Molecular.

2016 – Outro exame especial é incorporado: Mineralograma

2018 – É lançado com exclusividade o Copromax Lemos, exame completo que auxilia no diagnóstico de doenças gastrointestinais.

© 2019 Lemos Laboratórios. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec