LEMOSDiet

 

Sobre o Exame

Estamos vivendo a era da Medicina Genômica que reúne prevenção e tratamento aliados a respostas de exames genéticos. Por meio desses exames é possível determinar a predisposição de cada pessoa a desenvolver problemas de saúde como diabetes e obesidade, a capacidade de metabolizar nutrientes e de reagir a processos inflamatórios.

A Nutrigenética surge para unir genética e alimentação sendo parte fundamental da Medicina Genômica, que é preditiva e personalizada. Dessa forma é possível avaliar seu perfil genético e verificar qual a melhor dieta para você, com base nas variações presentes no seu DNA.

O LEMOSDIET Perfil Nutrigenético avalia um grupo de 60 variações no DNA relacionadas a ingestão de nutrientes e a capacidade de seu corpo metabolizar cada uma delas. Este exame se torna uma poderosa ferramenta que pode orientar na escolha da melhor conduta para cada paciente individualmente. O exame é personalizado e individualizado.

O exame para avaliação do seu Perfil Nutrigenético é realizado a partir da coleta de saliva, método seguro e indolor. O exame é realizado inteiramente na unidade do Lemos Laboratório no Brasil e analisa variações no DNA recorrentes em nossa população.

 

Perfil nutrigenético

 

Acúmulo de Gordura e Nível de Saciedade
Avalia a capacidade de metabolização de carboidratos, predisposição para acúmulo de massa gorda, níveis de saciedade.

Metabolismo de Lipídios
Apolipoproteína A, Apolipoproteína B, Apolipoproteína E, Proteína de ligação de ácidos graxos.

Diabetes Tipo 2
Avalia alterações em genes relacionados ao risco de desenvolvimento de Diabetes Tipo II: genes do fator de crescimento relacionado à insulina, transporte e de secreção de insulina.

Resposta Inflamatória, Estresse Oxidativo e Detox
Avalia a capacidade inflamatória, destoxificante e antioxidante com base em variações nos genes: Interleucina 6, TNF-ALFA, Superóxido Dismutase 2, Catalase, NQO1, Glutationa e EHPX1.

Metabolismo de Nutrientes
Vitamina A, Vitamina B6, Vitamina B9, Vitamina B12, Cálcio, Vitamina D, Magnésio, Sódio e Zinco.

Sensibilidade Alimentar
Intolerância a Lactose, Intolerância ao Glúten, Sensibilidade a Café, Sensibilidade ao Álcool.

 

Interação Genes x Alimentação

 

Cada um de nós possui uma sequência única de DNA que tem a capacidade de nos torna mais capazes de metabolizar certos alimentos ou nutrientes. LEMOSDiet Perfil Nutrigenético surge para ajuda-lo a preparar a melhor dieta para você, com base na sua composição genética.

Resultados mais rápidos
O exame LEMOSDiet Perfil Nutrigenético é realizado inteiramente na unidade do Lemos Laboratório em Juiz de Fora – MG. Isso permite maior rapidez na avaliação dos exames e liberação dos resultados.

Vantagens do Exame Salivar
- Fácil de coletar
- Sem dor
- Pode ser realizado a qualquer hora do dia
Exame realizado apenas uma vez na vida, pois o DNA não muda.

 

Como Coletar

 

Atenção: este exame só pode ser realizado se coletado no tubo próprio.

O kit de coleta é individual e possui todas as instruções para a coleta da amostra. São necessários apenas 2 tubos de saliva para realização do exame. A saliva pode ser colhida a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Este método é seguro e indolor e permite maior flexibilidade de coleta para os pacientes.

- Não é permitido o uso de cigarro por 1 hora antes da coleta;
- Não usar batom na hora da coleta;
- Por um período de 2 horas antes da coleta não é permitido qualquer tipo de alimentação ou bebida (com exceção de água);
- A coleta não é recomendável em casos de lesões orais com sangramento ativo ou potencial;
- Evitar escovar os dentes pelo menos 2 (duas) horas antes da coleta para evitar sangramento gengival;
- Esfregar intensamente as bochechas contra os dentes durante 30 segundos antes da coleta;
- Introduzir a saliva diretamente no tubo (colher acima da metade do tubo);
- O tubo deverá ser encaminhado ao laboratório sem refrigeração preferencialmente no mesmo dia da coleta ou no máximo no dia seguinte. Em casos onde o transporte não será efetuado no mesmo dia, aconselha-se refrigeração da amostra entre 2 a 8 ºC (porta da geladeira) até o dia da postagem.